terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mito ou verdade: é comum ter desejos por doces na TPM?

Que mulher nunca sofreu com os sintomas da TPM? Sabe aquela obsessão de devorar uma barra inteirinha de chocolate? Pois é, não se preocupe, o desejo por doces nessa época é comum, mas é preciso acalmar os ânimos.

Segundo o ginecologista Jorge Ferreira Neto, a Síndrome de Tensão Menstrual – mais conhecida por TPM – acontece de cinco a 10 dias antes da menstruação. Por conta do desequilíbrio de hormônios, desencadeia uma série de sintomas como irritabilidade, retenção de líquidos, depressão e dores de cabeça.

A mudança de humor e o desejo por doces estão associados pela baixa hormonal e a diminuição da seretonina no organismo. A deficiência desse componente, além de gerar o mau humor, pode causar vontade de comer doces, pães e massas. ”O açúcar realmente melhora o humor, mas aumenta o peso e estimula a diabetes. Para amenizar esses sintomas, recomenda-se que sejam feitas refeições pequenas e frequentes, à base de frutas - como maçãs, ameixas, bananas, cerejas e damasco seco”, explica a médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra – Sylvana Braga.

É importante lembrar que a TPM não tem cura, o jeito é buscar ajuda de especialistas para amenizar o problema. “Hoje contamos com anticoncepcionais de baixa dosagem que têm benefícios muito grandes. Também pode ser usado, com uso contínuo, o ácido gamalinoleico, que é extraído do óleo da folha de prímula. Mas é importante lembrar que a indicação do medicamento tem de ser feita apenas com prescrição médica”, finaliza o ginecologista.

Não consegue abrir mão do doce? Coma pedacinhos pequenos, equilibre bem alimentação e pratique atividade física, ela libera neurotransmissores cerebrais como a serotonina. Que tal?

Um comentário:

  1. Adorooo
    Mas, tenho medo dele..devorava barras e barras de chocolate.
    beijo

    ResponderExcluir